11/03/2024 às 16h50min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h00min

Calango Careta lança novo EP “Tropidurus cerratensis”

Composto por seis faixas autorais, a gravação já está disponível no Spotify

Prezz Comunicação
Divulgação - Foto: Heizzo

O bloco Calango Careta lançou o "Tropidurus cerratensis”, o tão aguardado primeiro EP do grupo. Composto por seis faixas autorais que capturam a essência vibrante e diversificada do bloco, as músicas levam o ouvinte a um passeio ritmíco que começa com o grande hit "O Contrato", um Gipsy Jazz, e desemboca no "Samba Pisado" como uma grande homenagem ao grupo Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, recém registrado como patrimônio imaterial do DF. A gravação já está disponível no Spotify.

Misturando música e arte circense, o grupo produz diversas atividades culturais ao longo do ano. "O Calango Careta dá um grande passo com a publicação deste EP. É um trabalho fruto de muito amor e perseverança coletiva. "Tropidurus Cerratense” é uma celebração da nossa identidade única e das riquezas culturais do país, que se misturam em Brasília. Nós somos frutos dessa cidade, que por sua vez é fruto do Brasil." diz Márcio Ramos, membro fundador do grupo. 

Considerado um “eterno carnaval", Calango Careta tem encantado os brasilienses com sua energia vibrante desde sua estreia nas ruas de Brasília em 2015. O bloco começou como uma brincadeira entre cinco amigos e rapidamente entrou no coração da cena cultural da cidade, trazendo consigo uma alegria contagiante resultado da mistura do carnaval de Olinda e da cena neofanfarrista carioca, que surgiu há 10 anos atrás.

Inspirado pelo lendário bloco "Eu Acho É Pouco" de Olinda, o Calango Careta adotou a figura de uma "Calanga" como sua maior brincadeira: uma alegoria gigante com charme no olhar que ganha vida nas ruas de Brasília tradicionalmente na terça-feira de carnaval. O bloco não demorou a evoluir, agregando uma orquestra de rua e uma trupe, inspiradas na Orquestra Voadora do Rio de Janeiro.

No carnaval de 2024, a alegoria passou por uma grande transformação na sua estrutura, que agora é toda feita utilizando bambu. Além disso, a brincadeira cresceu com dois bonecos de olinda em formato de outros animais do cerrado: uma capivara que toca percussão e de um saruê trompetista.

Para mais informações sobre o Calango Careta e o novo EP "Tropidurus cerratensis”, visite o instagram @calangocareta.
 

EP Tropidurus cerratensis

Spotify: Tropidurus cerratensis – EP de Calango Careta | Spotify

Instagram: @calangocareta
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cariocanews.com.br/.