25/11/2023 às 09h50min - Atualizada em 26/11/2023 às 00h00min

Desenvolve SP inaugura usina solar flutuante em lago de mineração

Inaugurada no dia 22 de novembro, o empreendimento já abastece um terço da demanda de todo Grupo AB Areias

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/desenvolve-sp-inaugura-usina-solar-flutuante-em-lago-de-mineracao/
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades

Com financiamento da Desenvolve SP, o Grupo AB Areias ergueu um empreendimento inédito, o de uma usina solar flutuante em um lago de mineração de areia já exaurido na cidade de Roseira, no Vale do Paraíba. Inaugurada no dia 22 de novembro, ela já abastece totalmente a unidade da empresa na cidade e é um dos exemplos de como a Linha Economia Verde auxilia no financiamento de projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, tais como Marisa Maia de Barros, subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo; prefeitos, entre eles Fernando Augusto de Siqueira, de Roseira; além de representantes de associações do setor de areia e a imprensa local. A Desenvolve SP, agência de fomento ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, foi representada por Gustavo Melo, diretor da área de Negócios e Fomento, Luísa Sato, gerente de Negócios Privados, e Priscilla Francisquetti, gerente de Estruturação de Negócios.

“Temos muito orgulho de falar que somos a ferramenta de viabilidade de projetos tais como esse. Isso é desenvolvimento sustentável, e são ações como essa que geram emprego, renda e desenvolvimento para o Estado de São Paulo. Queremos ser cada vez mais apoiadores de projetos que trazem evolução e inovação”, afirmou Gustavo Melo, chamado ao palco por Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, presidente da AB Areias e anfitrião do evento.

O projeto capitaneado pela AB Sol Energias Renováveis, uma das empresas da AB Areias, teve investimento total de R$ 5,3 milhões, dos quais R$ 4,2 milhões foram financiados pela Desenvolve SP (80% do total). “Tivemos total acolhida da Desenvolve SP neste processo. Por ser um projeto inovador, optamos por essa linha de financiamento que nos oferecia maior atratividade”, afirma Sandra Maia de Oliveira, diretora de Meio Ambiente e Mineração do Grupo AB Areias.

Márcia conta que o desejo da empresa em reaproveitar de forma racional os lagos formados pela cava de mineração tiveram início em 2019, quando o Grupo AB Areias teve o primeiro contato com a agência de fomento. Com o início da pandemia, os investimentos precisaram ser revistos e o projeto ficou na gaveta. Até que, em outubro de 2022, a AB Sol Energias Renováveis retomou o contato com a Desenvolve SP e o processo foi retomado. “Entendíamos também que seria uma forma de incentivar outros empresários paulistas e mostrar que a Desenvolve SP pode ser sim uma parceira de micro, pequenas e médias empresas que tenham esse viés de sustentabilidade”, complementa a executiva.

O projeto

Para implantar o projeto inédito, a AB Solar contou com a expertise da F2B – Fotovoltaico Flutuante Brasil, especializada em usinas solares fotovoltaicas flutuantes, e a Coelte Engenharia, empresa de engenharia especializada em projetos e montagens elétricas. A usina solar ocupa um dos 20 hectares do lago (equivalente a 10 000 metros quadrados dos 200 000 metros quadrados disponíveis). Segundo explica Sérgio Martins de Oliveira, sócio-diretor da Coelte, foram instaladas 1.180 placas fotovoltaicas sobre flutuadores no espelho d’água. Elas são sustentadas em estruturas de alumínio e ficam suspensas com auxílio de boias. Para evitar que elas se desloquem, foram instaladas 20 poitas (espécie de âncoras), cada uma pesando duas toneladas. Só para se ter uma ideia, se o destino dessa energia gerada fosse para residências, seria suficiente para abastecer 6 000 casas.

Segundo os especialistas, projetos de placas fotovoltaicas instaladas em espelhos de água são comuns. O ineditismo neste caso é que isso nunca havia sido feito num lago formado após a cava de mineração, técnica empregada pelo grupo AB Areias para extração de rochas e minerais.

“O projeto é pioneiro para a indústria mineral de agregados no Brasil e servirá como portfólio para ser apresentado ao mercado consumidor de energia da Região do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo”, afirma Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, presidente da AB Areias.

Saiba mais sobre a linha de financiamento

A linha de financiamento Economia Verde integra as opções de crédito disponíveis para projetos sustentáveis. Se enquadram nessa linha investimentos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

Disponível para micro, pequenas e médias empresas, ela oferece condições bastante atraentes, tais como a carência de até 36 meses para pagar, e prazo para pagar de até 120 meses, e taxa a partir de 0,17% ao mês acrescida de Selic.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Desenvolve SP inaugura usina solar flutuante em lago de mineração apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cariocanews.com.br/.