24/06/2024 às 14h53min - Atualizada em 24/06/2024 às 16h00min

Sobrice promove primeiro encontro exclusivo sobre Oncologia

Técnicas minimamente invasivas e chegada da ablação ao SUS para tratamento de tumor de fígado serão destaques no simpósio de 4 e 5 de julho, no Rio de Janeiro

Choices
Divulgação
Com o objetivo de compartilhar conhecimento científico entre especialistas e divulgar procedimentos intervencionistas minimamente invasivos que, na maioria das vezes, asseguram qualidade de vida, a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista (Sobrice) realiza o 1º Sobrice Onco - Simpósio de Radiologia Intervencionista em Oncologia. O evento reunirá palestrantes nacionais e internacionais nos dias 4 e 5 de julho, no Hotel Prodigy Santos Dumont no Rio de Janeiro.
          “O Sobrice Onco representa uma convergência inédita das principais especialidades médicas envolvidas no tratamento de pacientes oncológicos: cirurgia, oncologia, radiologia intervencionista e radioterapia. A união dessas especialidades é crucial porque permite a discussão e o compartilhamento de conceitos multidisciplinares, algo essencial para a oncologia moderna como um todo”, ressalta  o presidente da Sobrice, Dr. Denis Szejnfeld.
          Serão abordados temas como hepatocarcinoma, câncer de cólon metastático, tumor neuroendócrino, câncer de rim, câncer de pâncreas e vias biliares, entre outros. “Um conceito hoje discutido na oncologia é o da personalização do tratamento, ou seja, há um reconhecimento clínico pormenorizado de cada paciente e cada caso de câncer é único. Isso significa que as características individuais, condições de saúde e expectativas pessoais influenciam o tratamento. Portanto, é fundamental compreender minuciosamente o diagnóstico de cada paciente e oferecer opções de tratamento variadas, como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e procedimentos minimamente invasivos, como ablações e quimioembolizações. A junção de diversas especialidades, agora, nos permite esse olhar”, explica Denis Szejnfeld.
          Ablação como tendência - A Sobrice tem atuado para tornar técnicas e procedimentos minimamente invasivos, como a ablação, mais conhecidas e presentes no dia a dia. “A ablação é um procedimento realizado sem a necessidade de uma cirurgia aberta, o que a torna uma alternativa potencialmente mais rápida e segura para o paciente. A técnica já é amplamente utilizada no tratamento do câncer de fígado, tanto o primário, conhecido como hepatocarcinoma, quanto nas metástases. Além disso, a ablação é uma opção acessível também ao tratamento de tumores renais, em determinadas localizações, que respondem de forma altamente eficaz ao tratamento, seja por radiofrequência, micro-ondas ou crioablação”, reforça o presidente da Sobrice.
          A ténica da ablação, geralmente, não requer anestesia geral, o que reduz os riscos associados à sedação profunda. Por ser um procedimento guiado por imagem, a ablação permite uma precisão excepcional no direcionamento do tratamento, minimizando danos aos tecidos saudáveis circundantes. As células cancerígenas são submetidas a altas temperaturas e não resistem. Elas também podem ser submetidas a um processo de congelamento que, ao submeter as células a baixíssimas temperaturas, acaba por eliminá-las.
          As inscrições para o Sobrice Onco podem ser realizadas pelo https://www.sobriceonco2024.com.br/inscricoes.html.

Serviço:
1º Sobrice Onco - Simpósio de Radiologia Intervencionista em Oncologia
4 e 5 de julho
Hotel Prodigy Santos Dumont
Rio de Janeiro - RJ
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ GRACINDO LUCAS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cariocanews.com.br/.