Espetáculo do Grupo 3 de Teatro Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, de Silvia Gomez, estreia no Teatro Firjan SESI
Com Débora Falabella e Yara de Novaes em cena, e direção de Gabriel Fontes Paiva, a peça (indicada ao prêmio Shell SP de melhor dramaturgia - Silvia Gomez) aborda o encontro entre duas mulheres em uma estrada brasileira, após uma delas ser violentada
Sexto espetáculo do repertório do premiado Grupo 3 de Teatro (formado por Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva), Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante estreou em São Paulo em 2019, e depois de muitas temporadas de sucesso chega finalmente ao Rio De Janeiro, onde ficará em cartaz de 25 de julho a 18 de agosto, de quinta a domingo, no Teatro Firjan SESI Centro
Na trama, enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, uma mulher (Yara de Novaes) que trabalha como vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra, jogada no asfalto, uma garota (Débora Falabella) em estado de delírio após ser violentada naquela noite estrelada.
Juntas no palco mais uma vez, Débora e Yara de Novaes estão sob a direção de Gabriel Fontes Paiva, que salienta este estado de delírio da personagem, trazendo elementos de estranheza e beleza coexistindo em cena, como a inserção de vídeo-cenário assinado por Luiz Duva. Contribuem para esta encenação a cenografia de André Cortez, os figurinos de Fábio Namatame, a iluminação de Gabriel Fontes Paiva e André Prado (indicados ao Prêmio Shell carioca por Um Precipício no Mar), a trilha sonora original de Lucas Santtana e Fábio Pinczowisk.
A cada dez minutos uma mulher é vítima de estupro no Brasil. “Este texto começou a se materializar em 2015, dia após dia, diante do aumento dos casos de estupro e violência contra a mulher no Brasil, histórias que temos visto tomar as notícias. Acho que a peça é uma alegoria, uma resposta artística a essa realidade, buscando falar dela em outra camada: escrevo sobre um encontro entre duas mulheres num KM abandonado do Brasil. Uma delas acaba de ser violentada e, no delírio da violência, fala. Busco no delírio um diálogo com a realidade impossível de alcançar. De que sintoma complexo do nosso tempo e do nosso país as estatísticas falam? Não tenho respostas exatas, mas muita perplexidade e perguntas que procuro elaborar na cena absurda. Escrevi pensando no Grupo 3, pois há muito tempo queria criar algo só para eles, minha turma de Belo Horizonte, MG, com a qual comecei e troco há mais de 20 anos. Débora, Gabriel e Yara são artistas imensos e premiados e poder estar com eles é sempre um presente”, revela a autora Silvia Gomez.
Com linguagem não realista e poética e humor ácido, o texto discute as relações de dominação e resistência, de conflito e poder, praticadas pela humanidade desde tempos imemoriais. É uma obra ao mesmo tempo política e psicológica, local e universal, escrita por uma das principais dramaturgas brasileiras atuais, que já teve seus trabalhos publicados em sete idiomas.
Depois da estreia no Brasil, a dramaturgia de Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, indicada ao Prêmio Shell São Paulo 2019 e publicada em versão bilíngue (português e espanhol) pela Editora Javali em 2023, teve ainda leituras durante a XVII Semana Internacional de la Dramaturgia Contemporánea, em 2019, no México, onde depois foi encenada, em dezembro de 2021, sob direção de Mahalat Sanchez, da Centinela Teatro, com tradução de Carolina Virgüez. Em 2022, a mesma tradução estreou em setembro, na Argentina, na mostra internacional de dramaturgia Temporada Fluorescente, sob direção de Nayla Pose, seguindo em cartaz em Buenos Aires com ótimas críticas.
Trajetória do espetáculo
A peça estreou no Sesc Consolação (SP), seguindo temporada popular no Teatro João Caetano (SP), no Sesc Santo André, e no Teatro Vivo (SP), se apresentando também no Festival Internacional de Teatro em Rio Preto. O espetáculo ganhou uma versão audiovisual no formato de “websérie online” em comemoração aos 15 anos do Grupo 3 de Teatro que integrou a programação da Mostra de Repertório On Line Grupo 3 de Teatro e a Mostra Brasil de Teatro On line na plataforma de conteúdos on demand “Live Stage Ticketline”, em Portugal em 2021. Realizou também transmissão ao vivo pelo Sesc Pompeia, e apresentações em Guarulhos.
Alguns trechos de resenhas do espetáculo
“Parte de uma premissa um tanto dura e intricada, a da violência contra a mulher. Mas a dramaturga Silvia Gomez faz de sua peça uma espécie de escudo, de escape, buscando caminhos mais delicados e fantasiosos”. – Maria Luisa Barsanelli (Ilustrada – Folha de São Paulo)
“Gomez se provou mestra em criar metáforas absurdas para as patologias do mundo. Este texto é seu primeiro encenado pelo Grupo 3 de Teatro – Nele, parte do tema da violência contra a mulher para falar sobre o estado de desalento da humanidade contemporânea. O tema é dos mais pesados, mas Gomez encontra na graça do delírio possibilidade de uma comunicação mais efetiva com a plateia”. – Gabriela Mellão (Revista Bravo)
“Uma encenação, em que uma linguagem não realista e poética, temperada por um humor ácido, é o caminho para o texto discutir as relações de dominação e resistência, de conflito e poder, praticadas desde a humanidade desde tempos imemoriais” – Ubiratan Brasil (Estadão)
“É difícil, ou quase impossível, escrever de maneira cartesiana sobre uma peça de Silvia Gomez. Ela mesma define este seu último trabalho como um delírio e é um pouco nesse estado que devemos assistir ao espetáculo.” – José Cetra (Palco Paulistano)
SINOPSE
Enquanto aviões decolam e aterrissam em várias partes do mundo, a rotina da Vigia do KM 23 daquela rodovia brasileira é alterada pela presença de uma garota que delira, largada no asfalto após ser violentada nesta noite cheia de estrelas.
FICHA TÉCNICA
com Débora Falabella e Yara de Novaes
Texto: Silvia Gomez
Direção: Gabriel Fontes Paiva
Cenografia: André Cortez
Vídeo Cenário: Luiz Duva
Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: André Prado e Gabriel Fontes Paiva
Trilha sonora original: Lucas Santtana e Fábio Pinczowisk
Participação especial: Banda La Majas - Mayarí Romero, Lucia Dalence, Lucia Camacho e Isis Alvarado, além do diretor Marvin Montes
Assistentes de direção: André Prado e Ana Paula Lopez
Assistente de Cenário e produção de objetos: Carol Bucek
Assistente de Figurinos: Juliano Lopez
Preparadora Vocal: Ana Luiza
Preparadora e direção de movimento: Ana Paula Lopez
Oficinas: Dione Carlos
Workshops: Maria Thais
Direção técnica e operação de luz: André Prado
Operação de Video: Pietra De Felippes Baraldi
Operadora de Som: Consuelo Mar
Camareiro: Jô Nascimento
Técnica de palco: Giovanna Siciliano
Design de Som: André Omote
Cenotécnicos: Alexandre da Luz Alves e Murilo Alves
Assistentes de Produção: Carolina Henriques e Rommaní Carvalho
Assistente administrativo: Rogério Prudêncio
Identidade Gráfica: Patrícia Cividanes
Design Gráfico: Lucas Sancho
Fotos de material gráfico e divulgação: Fábio Audi
Fotos do espetáculo: Sergio Silva e João Caldas
Vídeo do espetáculo: FVFILMES
Gestão de Projeto: Luana Gorayeb
Direção de Produção: Jessica Rodrigues
Produção: Fontes Realizações
Grupo 3 de Teatro: Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes
SERVIÇO
Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante
Com Grupo 3 de Teatro
Duração: 80 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Temporada: de 25 de julho a 18 de agosto, quintas e sextas-feiras às 19h e sábados e domingos às 18h.
Teatro Firjan SESI Centro, contemplando um total de 16 apresentações.
Valor do ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]