A Caravana Sinos está de volta à Teresópolis. Entre os dias 26 e 28 de julho de 2024, professores do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, estarão nessa cidade da na Serrana do Estado do Rio de Janeiro ministrando uma série de aulas coletivas para jovens instrumentistas de cordas, capacitação para monitores e regentes e prática de orquestra – que terminará com um concerto com os participantes. Nesta segunda edição da Caravana em Teresópolis – a primeira foi em julho de 2023 –, as atividades estarão a cargo dos professores Holly Katz e Inah Kurrels (violino), Dhyan Toffolo (viola), Glenda Carvalho (violoncelo), Vóila Marques (contrabaixo acústico) e os alunos inscritos participarão também da prática de orquestra, com o professor Leonardo Pinto. Como na edição anterior, haverá transporte gratuito para participantes de Petrópolis, feito por um ônibus, especialmente contratado pelo Sinos, e que sairá da Praça da Liberdade, às 7h, em todos os dias do evento, retornando no final do dia. As inscrições podem ser feitas até 24/07 por meio do formulário disponível em https://n9.cl/obuga.
A Caravana Sinos é uma das ações de capacitação desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, projeto de extensão vinculado ao Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. A iniciativa leva para todo Brasil grupos de professores para o atendimento direto a alunos e também a professores (na ação de capacitação pedagógica) e, em Teresópolis, conta com a parceria da Fundação Educacional Serra dos Órgãos - FESO e do Centro Cultural FESO ProArte.
“As Caravanas Sinos não atendem apenas a alunos de uma única cidade, mas de toda uma região”, explica o professor e maestro André Cardoso, coordenador do Sinos. “No caso do Estado do Rio de Janeiro, a iniciativa abrange principalmente a Região Serrana, Baixada e Leste Fluminense”, explica. “Apoiar os projetos sociais de Petrópolis, viabilizando a participação de seus alunos na Caravana de Teresópolis é uma das ações mais importantes do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, pois dá oportunidade de estudarem com alguns dos mais gabaritados professores de música do Brasil. É um estímulo importante para que prossigam em seus estudos”, afirma André.
O projeto Sinos
Lançado em julho de 2020, o Sinos integra o Programa Arte de Toda Gente – parceria da Fundação Nacional de Artes - Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria de sua Escola de Música. O projeto é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.
Serviço:
Caravana Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, em Teresópolis (RJ)
Mais informações: em https://caravana.sinos.art.br
Quando: de 26 a 28 de julho de 2024
Onde: Campus FESO Pro Arte – R. Gonçalo de Castro, 85 – Alto, Teresópolis, RJ
Transporte: Para os participantes de Petrópolis, durante os quatro dias do evento, um ônibus sairá da Praça da Liberdade às 7 horas da manhã
Parcerias locais: FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos e Centro Cultural FESO ProArte.
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br
Mais informações para a imprensa Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]
Assessoria de Comunicação da Funarte: [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HENRIQUE KOIFMAN
[email protected]