Um levantamento inédito recém-concluído revela que a adoção de novas práticas ambientais levou à redução de 47% do consumo total de água pelas empresas de ônibus que operam em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá. Com a implementação de novos sistemas de reaproveitamento de água nas garagens, foram economizados, nos últimos 12 anos, 98 milhões de litros, o que equivale a 39 mil piscinas olímpicas.
Com os investimentos realizados ao longo dos anos, as 28 empresas filiadas ao Setrerj diminuíram o uso de água nas atividades diárias de 207,42 milhões de litros, em 2011, para 109,01 milhões, em 2023. A principal medida desenvolvida foi a mudança de comportamento em relação à lavagem da frota em operação, que passou a ser realizada com o reúso da água, que começou a ser reaproveitada após ser separada e tratada com tecnologias específicas em estações construídas nas garagens.
O uso consciente de um recurso natural cada vez mais escasso não trouxe somente benefícios ambientais, como também econômicos com a redução dos custos operacionais da frota em operação, estimada em 2.500 veículos nos cinco municípios ligados ao Setrerj. Com a instalação de um sistema de reúso de água, a redução estimada pode chegar a, pelo menos, 70% e 80% na conta de água; 50% na conta de esgoto; e 50% nos custos com produtos de limpeza, sem relatos de aumento significativo no consumo de energia.
- Estima-se que 99% da água do planeta não estão disponíveis para uso, pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. A água é um recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade. Ciente deste desafio, o setor de transporte se adaptou, mudou seu comportamento e começou a colaborar ativamente com o meio ambiente – destacou Márcio Barbosa, presidente executivo do Setrerj.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA LUIZA DANEZI GAYOSO
[email protected]