29/07/2024 às 16h00min - Atualizada em 30/07/2024 às 00h01min

Bossa Criativa traz o Duo Aracê para recital gratuito com repertório inédito no Rio

Formado por pelo saxofonista Giancarlo Medeiros e pela pianista Miriam Braga, duo se apresenta 2/8, 19h, no Salão Leopoldo Miguez. No repertório, obras compostas especialmente para essa formação instrumental. Iniciativa é parte do programa Arte de Toda Gente, de Funarte e UFRJ.

HENRIQUE KOIFMAN | PROGRAMA ARTE DE TODA GENTE
Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
Divulgação

Dia 2 de agosto, às 19h, com entrada gratuita, o Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, no Rio, recebe o Duo Aracê – formado pelo saxofonista Giancarlo Medeiros e pela pianista Miriam Braga. No programa, 11 obras criadas por especialmente por compositores brasileiros para essa formação instrumental. O recital é uma iniciativa do projeto Bossa Criativa em conjunto com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PROMUS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e faz parte das ações do programa Arte de Toda Gente, parceria entre Fundação Nacional de Artes - Funarte e a Universidade, com curadoria de sua Escola de Música.

As obras do recital fazem parte de uma longa e intensa pesquisa iniciada em 2010 – e ainda em curso – e que trata especificamente do repertório brasileiro para saxofone barítono solista acompanhado de piano. Tudo começou quando Giancarlo Medeiros constatou que praticamente não existia um repertório brasileiro para essa formação – em sua busca, ele localizou somente uma obra. Medeiros entrou então em contato com diversos compositores brasileiros, que se mostraram dispostos a escrever novas peças musicais. Até o momento, já foram compostas 11 novas obras – que formam o repertório do recital.

Algumas dessas colaborações contribuíram também para a dissertação de mestrado profissional "Música Brasileira para Saxofone Barítono e Piano: Construção, Fomento e Difusão do Repertório, que vêm sendo desenvolvida no PROMUS da UFRJ, sob orientação do professor Pedro S. Bittencourt.


 

O programa do recital


Fernando de Oliveira - Contraste
 

Patrícia Lopes - Orquídea
I – Introspectivo (solo)
II – Iludidamente/Ludicamente


Liduíno Pitombeira - Seresta nº 22
I – Lundu
II – Acalanto
III – Cana Verde


Nestor de Hollanda Cavalcanti - 3 Canções populares, quase eruditas
I – Corpos presentes – Canção da distância
II – Sixties Songs – Corsas
III – Leoa


Jackson Lúcio - Lúdica Suíte
I – Brincadeira no Jardim
II – Bolhas de Sabão
III – Fuga


O Duo Aracê
Aracê é uma palavra do vocabulário tupi-guarani e tem como significado “aurora, o nascer do dia, o canto dos pássaros ao amanhecer”. O duo foi formado por Giancarlo Medeiros e Miriam Braga, no início de 2021, e tem como objetivo difundir a combinação do saxofone barítono e piano, cuja formação é pouco conhecida no Brasil. E também divulgar a música brasileira, por meio da pesquisa e da encomenda de novas obras, que possam evidenciar as possibilidades técnicas e os inúmeros recursos expressivos da combinação de sonoridades e timbres desses dois instrumentos.


Giancarlo Medeiros é pós-graduado em Educação Musical e licenciado em Pedagogia e Música. Ele iniciou seus estudos de saxofone aos 10 anos no Conservatório de Tatuí, diplomando-se em 2001. Atualmente, cursa o Mestrado em Música na UFRJ e vem desenvolvendo uma intensa pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono, encomendando novas obras para compositores brasileiros, englobando tanto o repertório camerístico como o repertório solista. Como integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Giancarlo gravou sete CDs, um DVD atuando como solista e acompanhou renomados artistas da MPB, como Leila Pinheiro e Moraes Moreira, e também, como solista convidado, de concertos com grandes formações. O músico participou de inúmeros festivais e encontros nacionais e internacionais. Giancarlo é professor de saxofone do Conservatório de Tatuí, da Escola Municipal de Música “Enoque da Silva” da cidade de Alumínio-SP e membro do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.

Miriam Braga é mestre em Música pela UFRJ e tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, como “Tuba Brasilis”, para tuba e piano, “Miniaturas, Cirandas e Outras Imagens do Brasil” – projeto vencedor do Proac, para saxofone e piano – tendo ainda gravações internacionais, com destaque para a obra de Villa-Lobos, tanto como solista, como integrando conjuntos. Concertista internacional, Miriam já se apresentou em vários países da América Latina, Europa e nos Estados Unidos. Ela atuou, por 10 anos no Conservatório de Tatuí,
como coordenadora da Área de Música de Câmara e hoje, integra o corpo docente da
Área de Piano e de Música de Câmara. Atualmente, se dedica também a pesquisar o artista em cena, desenvolvendo com o setor de Artes Cênicas a disciplina eletiva “Performance de Palco”, no Conservatório de Tatuí.


Sobre o Bossa Criativa

Parte do programa Arte de Toda Gente, o projeto Bossa Criativa nasceu reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e na forma de apresentações, mostras e festivais presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil.


O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvida através de sua Escola de Música, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.


 

Serviço:

Recital do Duo Aracê

Quando: 2 de agosto de 2024, às 19 horas

Onde: Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98, Centro do Rio)


 

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Parceira: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS)

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]

Assessoria de Comunicação da Funarte: [email protected]

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HENRIQUE KOIFMAN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cariocanews.com.br/.