30/07/2024 às 10h53min - Atualizada em 31/07/2024 às 00h00min

Sonoridade afro-brasileira dá o tom de "Tambor do Mar", álbum de PC Castilho lançado por selo americano

Show de lançamento será em 2 de agosto, na Casa de Luzia, na Lapa carioca

Monica Ramalho e Mario Camelo
Lucíola Villela
Lucíola Villela

O compositor, cantor, flautista, percussionista e produtor musical PC Castilho traz um segundo disco ao mundo. Em "Tambor do Mar" (Pacific Sands Recordings), ele dá um novo mergulho na sonoridade afro-brasileira, iniciada no seu disco de estreia, o duplo "Vento Leste" (independente, 2008). "O 'Vento Leste' foi um bom ensaio. Acredito que o 'Tambor de Mar' vai chegar em muita gente que ama a nossa música", sonha ele.

De lá para cá, PC tocou com muitos cantores, músicos e grupos, andou pela África, ouvindo os tambores de Angola e Senegal, e começou a desenhar este álbum, que será lançado com show no dia em que chegará às plataformas: 2 de agosto, uma sexta-feira, às 21h, na Casa de Luzia (onde funcionava o histórico Semente), na Lapa carioca. Ingressos a R$ 30.

"Estamos na maior alegria para apresentar esse novo show, com inéditas e arranjos firmando o ponto da nossa afro brasilidade. Vai ser lindo de viver!", exulta. Bacharel em Música, com habilitação em Flauta Transversa pela UniRio, e Mestrado em Criação e interpretação pela Universidade da Bahia, PC integra o corpo docente da Escola de Música Villa-Lobos desde 2003.

"Tambor do Mar", a faixa-título, é uma parceria de PC e Nei Lopes. "Com enorme prazer, uni a minha modesta poesia ao universo mágico e telúrico da musicalidade deste enorme PC Castilho. E nossa canção foi por ele vestida com toda a diversidade de modos e ritmos que o mar traz aos nossos sentimentos. Omi-ô, Iemanjá obi olôcum!”, brada Nei. A frase, em iorubá, significa "o mar sabe o que estamos lhe dizendo".

Ancestralidade à flor da pele
"Tenho um amor grande com essa ficha técnica porque Ana Costa, Nilze Carvalho, Cláudio Jorge e Nego Álvaro aceitaram o convite pra cantarem comigo. Aí foi mais lindo ainda. A faixa 'Tambor do Mar', que fiz com Nei Lopes, rendeu o primeiro single desse álbum e tem também um clipe que fizemos com muito carinho. É ancestralidade à flor da pele. Tudo aconteceu a partir dessa composição", conta.

Embalado pelas ondas, o disco revela parcerias com Rodrigo Maranhão ("Devaneio", "Iara" e "Rua da Preguiça"), Diego Zangado ("Festa na Praia"), Carmélio Dias ("Rainha dos Maracatus") e Luís Perequê ("Soa"). Três faixas são só do PC Castilho: "Moara", "Luana" e "É hora", que termina com uma música incidental do folclore de Angra dos Reis, onde ele nasceu.

"Cresci rodeado de amor e mar", recorda o músico. PC passou um tempo viajando regularmente para o Rio de Janeiro até que, em 1989, decidiu jogar a âncora na cidade onde a cena musical acontecia. Desde então, tocou em dezenas de shows e gravações de artistas como Nilze Carvalho, Toninho Horta, Simone Guimarães e Rafael Infante, entre outros.

Na noite de inauguração do novo repertório, PC estará na voz, nas flautas, no sax-soprano e na percussão, acompanhado por Léo de Freitas (teclados, sanfona e vocais), Hudson Santos (violão e guitarra), Carlos Rabha (contrabaixo) e Diego Zangado (bateria).

Disco lançado por selo de Los Angeles reúne grandes músicos
"Tambor de Mar" é uma parceria do músico com o Pacific Sands Recordings, selo de Los Angeles, dirigido pelos produtores Hans Zimmer e Steve Lindsey. Com produção musical e arranjos de PC Castilho (voz, violão nylon, flautas, percussão, produção, arranjos e direção musical) e grande elenco, o disco reúne a arte de:

Nilze Carvalho, Ana Costa, Cláudio Jorge e Nego Álvaro nas VOZES, Leandro Braga e Gabriel Geszti no PIANO, Hudson Santos no VIOLÃO e na GUITARRA, Júlio Florindo e Adalberto Miranda no BAIXO ACÚSTICO, Diego Zangado e Antônio Neves na BATERIA, Bóka Reis na PERCUSSÃO, Maria Clara Valle e Flávia Chagas nos CELLOS; Ana Costa, Nilze Carvalho, Maíra Martins, Maria Clara Valle, Flávia Chagas no CORO e Marcelo Caldi na SANFONA. Viva a música brasileira!
 

TAMBOR DO MAR, show de lançamento

QUANDO: Sexta, 2 de agosto, às 21h

ONDE: Casa de Luzia – Rua Evaristo da Veiga, 149 (Arcos da Lapa, esquina com Joaquim Silva)

QUANTO: R$ 30 (Ingressos antecipados pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/pc-castilho-lancamento-do-album-tambor-do-mar/2549133)


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA CRISTINA RAMALHO CUNHA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cariocanews.com.br/.